Finale 2006
Os sons dos melhores instrumentos virtuais no mais completo editor de partituras tornam a orquestração, a composição e o arranjo mais ‘reais’ do que nunca. Ouça todos os timbres das partes de seu arranjo enquanto cria ou escreve, em vez de simplesmente usar o ‘ouvido interno’, os sons da placa onboard ou seu velho sintetizador. Com o Finale 2006 produzimos desde uma orquestração sinfônica até um arranjo para música popular ou uma simples melodia cifrada com todos os recursos gráficos e sonoros e ainda gravamos o áudio de algum instrumento real e o ‘transformamos’ em uma partitura profissional. Podemos até mesmo nos dar ao luxo de escrever a música tocando um instrumento controlador sem o apoio do metrônomo e depois fixar o andamento, quantizar os tempos e tudo o mais. Inserimos as notas na partitura de várias maneiras diferentes. Através de cliques do mouse (nota por nota ou ‘Simply Entry’), pelo teclado do computador no prático modo ‘Speedy’ e pelo teclado MIDI no modo ‘Hyper Scribe’. Estes são os modos mais típicos. Além deles, podemos gravar uma melodia de um instrumento acústico, importar um arquivo MIDI ou ainda usar um scanner para copiar uma partitura impressa. Novidades principais. A despeito do tradicional pioneirismo na introdução de poderosos recursos de edição gráfica do Finale, o suporte aos instrumentos virtuais adotados na nova versão são realmente a sua maior inovação. É realmente fantástico podermos escrever as partituras ou desenvolver um arranjo ouvindo alguns dos melhores samplers e sintetizadores do mercado, como o sample player Garritan, com todos os elementos instrumentais ou musicais, como rallentandos, ornamentos, fermatas, glissandos, acentos rítmicos e muitos outros. Podemos até mesmo aplicar sobre esses instrumentos virtuais estilos expressivos de diferentes gêneros musicais, como barroco, jazz ou funk, para ouvirmos a interpretação instrumental de acordo com a linguagem de cada música no lugar da leitura ‘dura’ da partitura. Mais uma importante novidade desta versão é o ‘Studio View’, que é uma mesa de som com todos os recursos como volume, pan, solo, mudo e endereçamento, como numa mesa de ‘verdade’. Máquinas. Nosso editor de partituras roda em PC e Macintosh. A versão Windows roda em Windows 98SE/2000/ME/XP. Os sons do Garritan só rodam no Windows XP. Os usuários de Mac precisam de um processador G4 ou superior, com o sistema OS 10.2 ou mais recente. É necessário um drive de CD ou DVD-ROM. A resolução mínima do monitor é de 800x600. A memória RAM, segundo o fabricante, pode ser de 256 MB. No entanto, para o uso dos sons do Garritan, o maior trunfo do novo Finale, precisamos de um mínimo de 1 GB de memória. Quanto mais memória RAM, mais sons estarão disponíveis simultaneamente. O programa e seu manual ocupam 200 MB do hard disk. Os sons do Garritan ocupam, em princípio, 800 MB, mas a versão completa toma 2,7 Gigabytes do HD só para os sons. Inovações. Instrumentos VST podem ser abertos dentro do Finale 2006, divididos em algumas famílias: Sampling Line (Kontakt, Battery, Elektrik Piano, Kompakt, Intakt), Synth Line (Reaktor, Absynth, FM7, Pro-53, B4), Effects Line (Vokator), todos da Native Instruments, e também os samplers da família Sampling Line OEM, de diversas marcas (Virtual Grand Piano, Artist Drums, Galaxy Steinway 5.1, Cult Sampler, Artist Grooves, Latin World, Ethno World Complete e vários outros sample players, cobrindo todos os gêneros musicais, do jazz às sonoridades étnicas, dos timbres sinfônicos ao peso do rock ou do eletrônico). O MicNotator permite escrever melodias tocando um instrumentos de sopro e tem uma boa precisão. Conectamos o microfone e gravamos a melodia enquanto o Finale a escreve no pentagrama. Assim, podemos registrar a partitura tocando num instrumento acústico no lugar do controlador MIDI. Outra grande novidade do Finale 2006 é a possibilidade de usarmos até 128 canais MIDI, quando a versão anterior dispunha de apenas 16 canais. Na versão inicial do Finale 2006 não era possível salvar o áudio com os sons dos instrumentos virtuais, mas só com os timbres do SmartMusic SoftSynth. Com a nova atualização 2006a é possível salvar os sons dos instrumentos virtuais em três formatos de áudio: MP3, WAV e AIFF. O Finale 2006 já vem com o sample player Garritan Personal Orchestra e uma imensa coleção de samples. Junto com o Kontakt Player, o Garritan é automaticamente carregado e configurado no Finale. Basta clicar e tocar. O recurso Human Playback melhora bastante a integração do Garritan Personal Orchestra ao Finale 2006 pela inclusão de legatos personalizados e uma boa variedade de técnicas instrumentais especializadas para harpa, cordas e percussão, incluindo interpretações aperfeiçoadas como rolls, diddles e flams. Além de adicionar sentimento e nuances naturais automaticamente, o Human Playback também interpreta quaisquer tipos de elementos musicais a partir da partitura, incluindo crescendo/diminuendo, sforzando, accelerando/rallentando, fermatas, trilos e trinados, tremolos, vibratos, ornamentos do barroco e do jazz, bends de guitarra, varreduras de acordes de violão, guitarra, harpa ou cravo, glissando, pedais de piano, harmônicos, pizzicato, surdina e outros. O reverberador Advanced Reverb Control faz escolhas inteligentes por nós, embora com os controles ao nosso alcance. Recursos clássicos. A janela ‘Playback Control’ é onde controlamos as funções de transporte do Finale. Uma de suas funções é a ‘Human Playback’ onde podemos “humanizar” o som das partituras em vários estilos musicais (barroco, romântico, clássico, jazz, rock e samba, entre outros). Para humanizarmos a execução dos instrumentos virtuais (articulações, efeitos, vibratos, glissando...), podemos usar os plug-ins da entrada TG Tools do menu Plug-ins. Podemos conectar o Finale ao sampler GigaStudio 3 por oito portas MIDI, totalizando 128 canais, o que é mais do que seqüenciar uma orquestra inteira, violino por violino, violoncelo por violoncelo e flauta por flauta, como se alguém trabalhasse assim! O Finale traz uma versão ‘light’ do programa SmartScore da Musitek, que pode ser atualizada para a versão completa. Através deste recurso, uma partitura impressa ou escrita em papel pode ser lida por um scanner comum e convertida num arquivo do Finale. Em nossos testes, conseguimos cerca de 75% de acerto. Outra função simpática do programa é a possibilidade de inserirmos imagens nas partituras. Formatos. O formato nativo é .mus, embora o Finale, como outros programas desta classe, também abra e salve arquivos MIDI (.mid). É interessante notar que ele importa arquivos do Encore (.enc). Isto é importante para quem está migrando do Encore para o mais robusto Finale. Outra utilidade é salvar os arquivos no formato do Sibelius (.etf), um editor de partituras com recursos de vídeo sincronizado. Conclusões. Um avanço incrível na hora de compor porque já temos uma noção mais aproximada do som real. Com o suporte aos instrumentos virtuais, a mesa e a exportação dos arquivos de áudio, dá para fazer uma pré-mixagem durante a composição e até queimar um CD ou enviar um MP3 por e-mail. A “humanização”, interagindo com os sons do Garritan Personal Orchestra, leva a expressividade até o limite da imaginação e, principalmente, permite ao escriba avaliar se sua escrita terá o suingue adequado quando sua partitura for interpretada por músicos daquele mesmo gênero musical. Na edição gráfica, nenhuma novidade significativa. Até porque, aparentemente, o programa não tem muito mais por onde evoluir nesta área. O Finale é o mais completo e tradicional editor de partituras. É usado nas principais editoras musicais do Brasil e do mundo. Com a introdução do suporte aos instrumentos virtuais, o Finale 2006 evolui para o status de estação de trabalho. Para quem prefere compor apoiado na partitura do que usar outros gráficos de edição, como o Piano-roll, o Matrix e similares, o novo Finale é completo. Para escrever partituras em geral, ele está hoje em dia infinitamente mais simples de operar do que há alguns anos, quando adquiriu uma certa fama de “complicado”. Mas o suporte e a interatividade com os instrumentos virtuais marcam uma grande diferença, pelo menos momentaneamente, entre o Finale e a concorrência. Enquanto o Sibelius se limita aos seus sons pré-definidos, o Finale 2006, com o suporte a mais de 30 instrumentos da melhor qualidade e de variados fabricantes, como a coleção da Native Instruments, permite uma maior ‘inspiração’.E inspiração, na hora de criar, é tudo do que precisamos. Aproximadamente: 210,00 MB Part 1 / Part 2 / Part 3 Link Quebrado |
sábado, 5 de novembro de 2011
Finale 2006
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